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Retorno às Aulas Presenciais em São Paulo e o Interesse dos Alunos do Ensino Médio
- 16 16+00:00 julho 16+00:00 2021
- Posted by: Educare Adm
- Category: Sem categoria
Em 2 de agosto de 2021, se inicia um novo retorno para as aulas 100% presenciais do ensino básico, sendo ele, Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Apesar da boa notícia, além de lidarmos com uma nova organização escolar, que, deve prezar todas as precauções de segurança sobre o Covid-19, professores, diretores e pais têm um outro desafio: Como incentivar os jovens do Ensino Médio a voltar às aulas presenciais?
Com a pandemia, tivemos a necessidade de criar alternativas que antes disso, não teriam chances de integrar nosso sistema de ensino, não tão cedo; como as aulas por vídeo chamada, por exemplo. Apesar de prático, os professores tiveram uma experiência um tanto desmotivadora. Câmeras e microfones sempre desligados e a falta de interação, dos alunos, dificultavam o desenvolvimento de quem tem que conduzir o processo. Este comportamento se fez muito mais presente entre os alunos do Ensino Médio, que por outro lado, muitos manifestaram a preferência de continuar o Ensino em casa, se possível.
Dada a situação, é importante enfatizar que, todos esses comportamentos podem, ser uma reação a um desconforto, ansiedade ou apreensão, muitas vezes não notada e por sua vez, não discutida. E mais uma vez, é importante destacar a importância da participação e percepção dos pais em colaboração com os profissionais de ensino. Mais do que nunca, a manutenção do emocional do aluno deve se unir ao auxilio para ajudar suas possíveis dificuldades de entender a matéria. Não trabalhar esses pontos, gera frustração e consequentemente, desinteresse, já que esta é uma fase de muitas cobranças e expectativas geradas pelos vestibulares e concursos. Tudo isso gera uma pressão, e nem sempre damos atenção para este sentimento.
Então, nessa nova fase, diante destes desafios, a atenção nos sinais de dificuldade e ansiedade emocional, com um trabalho conjunto dos pais e profissionais de ensino, será peça fundamental para mudar este quadro.